FANDOM

Moral/Fadiga é uma estatística escondida dentro do jogo. Cada navio possuí sua própria quantidade de moral. Sendo que ela varia entre 0 e 100 e possuí várias bonificações e penalidades associadas a ela.

Moral ↑ = Fadiga ↓

A fadiga ocorre quando o moral está baixo. Navios que descansarem o suficiente terão 49 pontos de moral. Valores acima de 50 são popularmente conhecidos como o efeito "sparkle".

A cada 3 minutos, a moral regenerada em 3 pontos (assim como combustível, aço e munição) e ela irá regenerar-se automáticamente até atingir 49. Depois da atualização de 23 de Abril, a moral agora regenera-se ao retornar a base, levando-se em conta o tempo passado em uma missão. Sendo que esta mecânica de jogo opera nas mesmas condições da regeneração normal.

IndicadoresEditar

Mamiya blinking icon

O botão piscante no menu "Organizar" indica que o navio de suprimentos Mamiya pode ser usado, indício de que alguns navios estão com moral abaixo de 40.

Abaixo estão as indícios do estado dos seus navios e efeitos especifícos dos diferentes níveis de moral. Note que os ícones não correspondem diretamente aos efeitos em si!

Valor de Moral Indicador Estado do Navio
100~50 A imagem do navio começa a brilhar. Moral Alta
49~40 Os navios estão em estado normal. Normal
39~30 O navio parece estar normal, mas o botão "Navio de Mantimentos Mamiya" na página Organizar/編成 está piscando. Fadiga Leve
29~20 Uma carinha laranja aparece na imagem de seu navio na página Organizar/編成. Fadiga Moderada
19~0 Uma carinha vermelha aparece na imagem de seu navio na página Organizar/編成. Exausto

EfeitosEditar

Valor de Moral Efeitos
99~53
Moral Alta
  • [Lançamento] Melhor evasão e precisão durante o combate
  • [Expedição] Melhor chance de obter grande sucesso em expedições
  • [Expedição] Melhor chance de ativar expedição de apoio
52~50
Moral Alta
  • [Lançamento] Nenhum efeito em combate
49~40
Normal
  • Estado normal - nenhum efeito
39~33
Fadiga Leve
  • [Lançamento] Nenhum efeito em combate
  • [Expedição] Expedições irão fracassar se sua frota retornar neste estado
32~23
Fadiga Moderada
  • [Lançamento] Evasão e precisão diminuídas
22~0
Exausto
  • [Lançamento] Evasão e precisão fortemente diminuídas
  • Atualizações de Moral após cada batalha. Por exemplo, ao lançar uma frota com 49 pontos de moral:
    • O primeiro navio a obter MVP, irá receber evasão dobrada e um bônus para a taxa de acerto na segunda batalha (59 moral por vitória A-rank ou acima na batalha anterior)
    • O navio almirante irá receber evasão dobrada e um bônus para a taxa de acerto na segunda batalha se a primeira for uma vitória S-Rank (+1) sem tiver entrado em uma Batalha Noturna (53 moral).
  • Um navio somente pode ser afundado se entrar em uma batalha sériamente avariado; Moral não interfere diretamente nisto. Porém navios que estiverem moderadamente cansados ou exaustos sofrerão penalidades em combate que serão ainda mais exacerbadas em missões mais longas. Não é recomendável mandar esses navios a menos que você esteja "garimpando" um único nodo e/ou se não estiver preocupado com o desempenho.

Fatores de moralEditar

Abaixo econtra-se uma tabela com todos os fatores de moral em termos de valores. ex. +10 = -10 faidga.

O limite máximo de moral é de 100 pontos.

Tipo Ação Fator de Moral
Lançamento/PVP Obter MVP na batalha +10
Lançamento/PVP Entrar na batalha como navio-almirante +3
Lançamento/PVP Entrar em uma batalha noturna +1
Lançamento/PVP Obter vitória tipo S/S Perfeito +1
Lançamento/PVP Obter vitória tipo A ±0
PVP Retornar de um exercício (batalha PVP) ±0
Lançamento/PVP Obter vitória tipo B -1
Lançamento/PVP Obter derrota tipo C -2
Lançamento/PVP Obter derrota tipo D/E -3
Lançamento/PVP Fazer transição de Batalha Diurna para Batalha Noturna -2
Lançamento/PVP Entrar em uma batalha com moral abaixo de 30 pontos -6
Expedição Voltar de uma expedição normal -3
Expedição Voltar da Expedição de Suporte nº 33 -1~5
Lançamento Voltar de uma operação -15 
Outros Navio recém construído começa com 40 pontos de moral
Outros Navio obtido em uma operação começa com 40 pontos de moral
Outros Remodelar um navio reinicia com 40 pontos de moral
Outros Conserto concluído reinicia com 40 pontos de moral somente se tiver de 0 a 39 pontos de moral
Outros Usar Navio de Mantimentos Mamiya caso 1 reinicia com 40 pontos de moral somente se tiver de 0 a 39 pontos de moral
Usar Navio de Mantimentos Mamiya caso 2 reinicia com 50 pontos de moral somente se tiver de 40 a 49 pontos de moral
Outros Regeneração natural de moral +3 pontos de moral para cada 3 minutos, até alcançar 49 pontos de moral

Leva-se cerca de 20 minutos para ir do zero absoluto para laranja e outros 10 minutos para ir do laranja para normal.

Navio de Mantimentos "Irako" Editar

Irako

Irako é um item que pode ser comprado na loja virtual (5 unidades por ¥1000), mas ela também pode ser obtida cumprindo-se as seguintes missões:

  • Bm2: recompensa Navio de Mantimentos "Irako" x 1
  • F16: recompensa Navio de Mantimentos "Irako" x 4 (única vez)

Efeitos:

  • Mamiya remove a fadiga enquanto Irako irá aumentar a moral dos seus navios deixando-os brilhando (efeito "sparkle").
  • Usando-se Irako sozinha há uma chance dela não aumentar a moral de certos navios. A probabilidade de aumentar o moral da frota inteira é desconhecida (Ex. 3 ou 4 navios de uma frota de 6 navios receberam moral extra).
  • Porém usar Mamiya e Irako simultaneamente irá garantir um aumento de moral para toda a frota, além de remover a fadiga.
  • O efeito "sparkle" da Irako funciona melhor em navios menores (Provavelmente porque elas gostam de doces).
  • Existem exceções: alguns navios maiores são mais afetados do que os outros.
  • A quantidade de moral obtida usando a Irako é aproximadamente 25 pontos.

Obtendo moral com máxima eficácia e custo mínimoEditar

É recomendável deixar seus navios brilhando (efeito "sparkle") antes de mandá-los para expedilções a fim de se obter grande sucesso ou em operações para obter evasão dobrada. Eis uma lista de jeitos simples de se manter a moral elavada. É possível que você tenha navios sem utilidade que ainda não foram sucateados ou consumidos para modernizações; você pode usá-los como escudos para ajudar nas operações de "sparkling" e não reabastece-los, para então trocar de navio-almirante (flagship) para receber um "sparkle" quando necessário.

"Uppando" 1-1Editar

"Uppando" a moral no mapa 1-1 é fácil, sendo que quase todos os tipos de navio são capazes de fazê-lo independentemente de nível. Em comparação com a tática abaixo (para o mapa 1-5) é bem mais demorado. 6 batalhas (3 lançamentos) são necessários para-se obter moral máxima.

Em qualquer caso, use o navio que você quer deixar brilhando (sparkling) como navio-almirante e após seguir os passos abaixo, percorra os dois nodos do mapa 1-1. NÃO entre em batalhas noturnas, mesmo se você obter vitórias tipo B ou A: a fonte primária de moral é o MVP. Geralmente leva-se cerca de 3 operações para obter moral máxima (ou um valor próximo).

  • DDs de nível baixo (lv3~19)
    • Arme seu navio-almirante com o melhor equipamento possível (provavelmente 12.7cm Twin Gun Mount x 2)
    • Coloque entre 3 e 5 DDs de nível 1 que você não ainda não utilizou para modernizações ou desmanchou.
    • Remova o equipamento deles (para evitar que eles roubem o MVP).
    • Use a formação de linha dupla no 1º nodo para evitar que todos os navios com exceção do navio-almirante irão destruir o inimigo com um único tiro.
    • Se ainda for difícil demais para o navio-almirante obter MVP, diminua o número de navios (No mínimo 4 navios são necessários para fazer uma linha dupla).
  • DD de nível alto (>>lv20), CL, CA, BB
    • Arme seu navio-almirante com o melhor equipamento possível. 
    • Coloque entre 1 a 2 DD/SS(lv1~9)/AV/CLs não usados. Remova o equipamento deles.
    • Se você quiser que DDs de nível alto obtenham o "sparkle", então não use CLs para encher a frota, pois eles irão atacar primeiro graças ao alcance maior, dando-lhes a chance de roubar o MVP.
  • CLT/SS/AV
    • Arme seu navio-almirante com o melhor equipamento possível. Certifique-se de equipar pelo menos 1 Kouhyouteki, no caso de AVs adicione Zuiuns.
    • Coloque entre 1~2 DD/SS(lv1~9)/AV/CL/CV(L)/BBs de nível 1 não usados.  Remova o equipamento deles.
  • CV(L)/CAV/BBV
    • Arme seu navio-almirante com bombardeiro-torpedeiros (CVs, CVLs) ou Zuiuns (BBV, CAV)

"Uppando" 1-5Editar

"Uppar" a moral no mapa 1-5 é mais complexo. Você provavelmente irá precisar usar equipamento ASG; alguns almirantes não gostam do 1-5 pois derrotar o chefão dá uma grande quantidade de pontos de experiência, fazendo com que o nível do seu QG aumente incontrolavelmente. "Uppar" a moral no 1-5 é mais rápido do que no 1-1, sendo que apenas 4 batalhas (cerca de 1 a 2 operações) são necessárias para se obter moral quase máxima.

Deve ser notado que esta estratégia pode apenas ser usada para elevar a moral de navios capazes de atacarem submarinos.

  • QG de nível baixo (abaixo de 40)
    • Selecione o navio que você deseja deixar brilhando como navio-almirante. Neste nível é possível aumentar a moral de qualquer classe capaz de atacar submarinos (DD, CL, CLT, CAV, CVL, BBV).
    • Certifique-se que seu navio-almirante possuí o maior valor de ASG do grupo.
    • Adicione 3 navios: DD, CL(T), CVL, BB(V). Como apenas o chefão possuí uma rajada de torpedo inicial, você pode usar seus navios principais com segurança para obter pontos de experiência.
    • Use linha dupla no primeiro nodo para evitar que qualquer navio que não seja o navio-almirante afunde o inimigo em um único ataque, caso seu navio-almirante seja um DD (caso contrário eles serão os últimos a atacar devido ao alcance curto). Caso contrário use linha lateral.
    • Retorne a base após o terceiro nodo.
    • Se quiser obter mais moral por operação, você pode avançar até o nodo do chefão (se sua frota atender as condições necessárias).
      • Se sua frota não alcançar o chefão, reinicie o programa ou recarregue o seu navegador (recarregar demais pode deixá-lo banido do jogo).
  • QG de nível alto (40+)
    • Selecione o navio que deseja deixar brilhando como navio-almirante. Neste nível é possível apenas para DDs, CLs e CLTs.
    • Arme seu navio-almirante com o melhor equipamento ASG possível.
    • Adicione 3 (ou mais) navios não usados (DDs, CLs ou CVLs) e adicione 1 BB não usado para obter uma segunda rodada de bombardeios.
    • Use linha frontal ou linha dupla no 1º nodo para evitar que qualquer navio que não seja o navio-almirante afunde o inimigo com um único ataque. Caso contrário, use linha lateral.
    • Reze para a RNG não atingir seu navio-almirante na rajada de torpedo inicial.
    • Retorne a base após o 3º nodo.
    • Se desejar obter mais moral por operação, você pode avançar até o nodo do chefão (se sua frota atender as condições).  Reze para a RNG, pois há uma boa chance do chefão atingir seus navios com uma rajada inicial de torpedos neste nível.

Vitória tipo S em Batalhas Diurnas durante os Exercícios

  • Ao obter uma vitória tipo S nos exercícios PVP sem entrar na batalha noturna, seu navio-almirante irá ganhar +4 moral, enquanto os outros navios irão receber um ganho de +1 moral. O MVP da batalha irá receber um adicional de +10 moral.
  • Se seus navios estiverem totalmente descansadoes e tiverem 49 pontos de moral, o +1 de moral obtido na vitória tipo S irá aumentar a moral deles para 50, produzindo o efeito "sparkle". Isto pode ser útil para obter "sparkle" rapidamente para navios que serão mandados para longas expedições.
  • Note que 50 pontos de moral, apesar de apresentar um efeito visual, não altera o desempenho em combate (Somente o navio-almirante (53 moral) e o navio MVP (60 moral), irão receber o bônus de precisão e evasão).